Verdades sobre o Volkswagen Polo

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Polo de Tensão apresentado durante o primeiro Salão de Tuning de São Paulo, em 2005

"Oo----W----oO"
Polo sobre seu Verdades

"Espero que não falem mal do Polo, ele é um carro muito bom"
Dudu Marinheiro sobre esse Verdades

"Vou comprar a mais só CD player, eu não compro carro pra bater"
Cliente de Polo explicando porque não vai levar freios ABS e airbags

“Só fica bonito REBAIXADO!”
Manolo da periferia sobre VW Polo

"De acordo com a nova Reforma Ortográfica portuguesa, Polo não tem mais acento."
Professor chato de gramática que não sabia que o Polo da VW nunca teve acento

"O Novo Polo vai ser um vencedor."
Karl Hirtreiter, então diretor de Tecnologia de Produto da VW, no dia 01º de abril de 2002 

"Nóis tá portanu Polu Plei"
Favelado sobre VW Polo 

"O que eu mais gosto de fazer no final de semana é passar a tarde toda lavando e encerando meu carro..."

Dono sobre seu VW Polo 

"Gol é muito pé-rapado, Fox é carro de mulherzinha, Golf é muito visado e caro, então sobrou o Polo..."

Dono de Polo justificando porque comprou um Polo Hatch

"Fui na VW, que é a marca que eu mais confio, aí na loja tinha um Bora e um Polo, os dois tavam o mesmo preço, escolhi o Polo porque era flex..."
Dono de Polo justificando porque comprou um Polo Sedan Comfortline 2.0 por quase 60 paus 

”IC! IC! IC!”
Motorista de um Polo I-Motion

“Prefiro meu Gol 2000 Mi… #HatersGonnaHate rçrçrçrçrç”
Gustavo de Gou sobre VW Polo

404 Not Found
Google para Polo tentando alcançar Fiat Punto no ranking dos mais vendidos

“Não peguei o 2.0 porque estava com medo do consumo”
Duany (não, não é uma garota) sobre seu Polo Sedan 1.6

"Tenho tara por Polo usado"
Henrique Rodriguez sobre VW Polo

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Polo 1.6 “TI” (???), zoado com o típico tuning de vileiro

VW Polo é um carro injustiçado por todos, até pela sua montadora. Passa longe de ser um carro fodão, mas possui suas qualidades. Desde os tempos de Polo Classic nunca fez sucesso. Foi o sopro de modernidade da linha de compactos da Volkswagen, do qual se aproveitaram Fox e Gol G5, mas atualmente está defasado uma geração em relação à Zooropa.

Volkswagen-Polo_1975_1600x1200_wallpaper_01O Polo foi lançado em 1975, um ano após o Golf. Seu principal concorrente, o Fiesta, chegaria em 1976. Era um carro compacto, que ia contra as tendências da época até a crise do petróleo, e que utilizava motor a água, que a partir daquela década passou a prevalecer sobre os VW a ar. Seria um concorrente forte do Fiat 147 se fosse vendido no Brasil naquela época, mas por aqui preferiram criar o Gol.

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No Brasil, o Polo começou a ser vendido no final de 1996, apenas na carroceria sedan (recebendo o sobrenome Classic). Especulava-se que iria receber o nome Voyage, mas a diferença dele para os novos Gol e Parati e a menor fama do sedan não justificavam a escolha. O Polo Classic nada mais era que um Seat Cordoba (lançado em 1993) com a “embalagem” VW, que por sinal dava a impressão de ser mais velho, como os feios piscas laranjas, logotipos ultrapassados e traseira totalmente sem graça. Até os antecessores Logus e Pointer pareceriam mais ousados.

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Reforçavam na má impressão as geriatrissíssimas calotas do Golf GL 1.8, que ainda hoje são as mais encontradas para quem procura peças “aftermarket” (ou seja, no supermercado), e que tempos depois foram substituídas por outras de seis raios, igualmente sem-graça. O painel tinha a proeza de ser mais feio e póbri que o do Gou, vindo de série só com direção hidráulica – não tinha sequer encostos de cabeça no banco de trás. E a despeito de sua traseira muito alta, a capacidade de porta-malas era de meros 403 litros, prejudicada pelo estepe mal-posicionado, que formava um calombo. Seu motor era o afamadíssimo AP-1800 de 97 eguinhas pocotós.

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Azar do Polo Classic: na época sem aparecer numa Quatro Rodas desde 1997, a reestilização lhe rendeu uma página na edição de janeiro de 2001, e caiu do lado da chamada da Playboy da Luize Altenhofen… detalhe para o peito direito dela quase aparecendo

Em agosto de 2000, recebeu um face-lift que lembrava a família G3 do Gou, retocando faróis, lanternas, logos na traseira, além de ganhar rodas feiosas e finalmente um painel digno, além de itens que o carro nunca teve, como faróis de neblina, volante com regulagem de altura, airbags, freios ABS e até teto solar!

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Mas a renovação do Polo no exterior só evidenciava sua defasagem, e o preço era elevado demais. Das pouco mais de 23 500 unidades que vendeu em 1998, caiu para 6000 em 2000.

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A quarta geração do Polo foi apresentada ao mundo no Salão de Frankfurt de 2001 e passou a ser produzida no Brasil em abril de 2002, inicialmente apenas na carroceria hatch, com opção de motor 1.6 ou 2.0. Seus faróis, do tipo “quero ser Mercedes Classe E”, davam um toque de requinte a uma carroceria conservadora. Atrás, só as lanternas cujas setas lembravam metade da ampulheta de espera do Windows 98 quebravam a falta de graça da traseira.

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No Salão de São Paulo de 2002 era revelado o Polo Sedan, que na época foi bastante criticado pelo visual caretíssimo da traseira (especialmente as lanternas), que lembrava muito o Toyota Corocca que havia acabado de sair de linha e, àquela altura, se revirando no caixão.

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O Polo Classic deixou de ser comercializado no Brasil no fim de 2002, sendo que as últimas unidades vieram com as rodas “Maresias”, as mesmas da Parati Turbo. Na época a mídia (especialmente a revista Motor Show) dava como certo a fabricação de uma perua, uma multivan (algo como um Doblò) e uma picape Polo já para 2004. Tais variações não passaram de uma grande brisa de algumas revistas que se dizem especializadas.

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Esse era o painel da versão 1.0… Tirando a fileira de seis botões abaixo das saídas de ar centrais (onde só um funcionava), não devia nada aos irmãos maiores. Mas custava quase o mesmo que um 1.6

O “PolO” inaugurou a categoria dos "compactos premium" no Brasil, trazendo requintes (e preço) de carro médio numa carroceria compacta. Com ainda menos espaço interno que o Golf, o Polo trazia bom acabamento e LOOSHOS como direção eletro-hidráulica, ar-condicionado digital "CLIMAtronic" com graduação em 0,5° C, diversos porta-objetos… Enfim, uma caralhada de itens para os frescos dos donos.

Para tentar tomar espaço do velho Gol e tentar ampliar as vendas, ganhou motor 1.0 16v (do próprio Gou) em agosto de 2002. Apesar de não se tornar uma verdadeira lesma e de não ser capado em relação às outras configurações, a versão vendeu pouquíssimo (pois com a queda do IPI naquele ano, seu preço ficou apenas R$ 610 inferior ao 1.6) e terminou por ter a produção encerrada já em setembro de 2003, antes mesmo da chegada do Fox, que utilizava sua plataforma PQP24.

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Tirando o Polo Classic, a versão 1.0 16v é a mais micada da linha Polo. Hoje é encontrada no mercado de usados por preços que variam entre 15 e 20 mil reais e geralmente cai na mão da chinelagem que quer um carro um pouco mais confortável que o GOU.

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Com o lançamento do carrinho “compacto para quem vê, franciscano para quem anda”, as vendas do eterno Gou não foram muito afetadas, mas as do Polo sim. Desde aquela época haviam rumores de que houvesse uma reestilização nos moldes do Golf geração V. Enquanto isso, o Polo era cada vez mais capado, perdendo direção eletro-hidráulica, algumas cores do lançamento, terceiro encosto de cabeça, além do acabamento que foi ficando mais simples... Só ganhou o sistema flésquis, no início de 2005.

Fotos: Ricardo Hirae/ Lafstudio

A mudança, que chegou ao Brasil em setembro de 2006, fez muito bem ao Polo. Tanto hatch quanto sedan ficaram mais belos e reagiram em vendas, ajudados pelo mote “O mundo inteiro dirige o mesmo carro”. Outro fator que levantou a moral do modelo por aqui foi a importação da versão GTI, com duas portas, visual invocado bastante semelhante ao do Golf V GTI e motor 1.8 Turbo.

Mas logo o Polo caiu no ostracismo, vítima da falta de atenção da própria VW. Houve um reposicionamento da linha logo antes do lançamento do Gol G5, quando ganhou alguns frufrus a mais, como porta-óculos, faróis escurecidos, novas rodas e grade com cromatina.

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A partir daí o Polo virou apenas uma cobaia para as tentativas de inovação da Volkswagen. Só no ano de 2009 foram três experimentos: foi o primeiro carro da marca a estrear a versão Bluemotion, com viés ambiental; a ganhar câmbio I-Mancotion e a estrear o sistema de partida que dispensava o tanquinho de gasolina (E-Flex).

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Polo Sportline 2012 na cor “Amarelo Gema de Ovo”… alguém já viu um desses rodando por aí?

Seu último suspiro foi a reestilização aos moldes do Polo Morto Vivo sul-africano. As grades do para-choque não formavam mais o “V”, os borrachões de proteção se foram e faróis e lanternas foram escurecidos. Com esse parachoque liso, ao ver de longe um desses Polo de frente não se sabe se é um Polo ou um Fox... Ou um Gol, Jetta, etc...

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Com uma nova geração nas ruas européias e até indianas desde 2009, o futuro dele por aqui é indefinido. Espremido entre o sucesso de público Fox e o velhíssimo Golf, o hatch não sobreviverá por muitos anos, e o sedan deve sair de linha já em 2013, substituído pelo novo Bora Jetta Santana chinês (que é baseado no Vento, que por sua vez é a nova geração do Polo na carroceria sedan). Por enquanto, o Polo segue na mesma que o Gorf: extremamente defasado perante a concorrência, porém não se atualiza de verdade nem se rende ao custo-benefício, já que a VW continua argumentando que ainda é um carro com boa dirigibilidade.

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Recentemente, o Polo surpreendeu no crash-test realizado pela Leitin NCap, alcançando 4 estrelas na proteção para adultos e 3 para crianças, resultado bastante próximo ao do New Fiesta, um concorrente muito mais moderno, que conseguiu 4 estrelas para adultos e crianças. Mas nem mesmo dirigibilidade e segurança são suficientes para justificar que um modelo tão ultrapassado continue no mercado, já que brasilino se importa mesmo é se o carro é bonitinho, mesmo sendo uma bosta.

Versões
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Special: Em 1998 foi apresentada uma série especial para o Polo Classic, com volante de Gou GLS, roda da Parati GL 1.8, ar-condicionado, toca-fitas do Belquior, coluna de direção ajustável em altura e faróis de neblina. Muitos destes itens ainda não estavam disponíveis para o modelo naquela época.

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Básico: Modelo "calotão", pode agradar quem é fanático pelo Polo e procura um mínimo de custo x benefício. Atualmente ele até que vem razoavelmente equipado, trazendo de série ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ABS, airbag duplo e CD Player. Tudo isso por cerca de R$ 44.000. Uma pechincha, não?

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Sportline: Versão esportivinha, que depois da última reestilização tomou o lugar da GT, tendo opção de motor 1.6 ou 2.0. Antes, era o modelo intermediário, entre o básico e o GT. Trazia mais equipamentos e visual melhorado com detalhes na cor da carroceria e rodas de liga leve. É o típico carro que agrada, porém custa o suficiente para você partir para um modelo de categoria superior.

Comfortline: Modelo top de linha do Polo Sedan, vem bem equipado e oferece motor 1.6 ou 2.0. É um carro medíocre diante de outros sedans de sua faixa de preço, como Honda City, Kia Cerato, Ford New Fiesta Sedan, Chevrolet Sonic Sedan e Fiat Linea, que são maiores e muito mais atuais.

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RD: Carro-conceito exibido no Salão do Alvo-móvel do Anhembi de 2002, no estilo tuning, então uma tendência que viria a se expandir. Tinha pintura laranja, kit de acessórios esportivos e rodas bonitinhas.

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Exclusiv: Apresentado no mesmo Salão de 2002, era uma versão sedan que por fora se diferenciava pelos extensos frisos cromados (atualmente banalizados) e as mesmas rodas do Polo RD. Por dentro, revestimentos em couro bege, que a maioria dos brasileiros dispensa com o temor (verídico) de que irão sujar. A pintura parece ser especial, mas pelo visto é só uma distorção da foto de dez anos atrás.

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Série Ouro: Série especial de 2160 carros alusiva às Olimpíadas de Atenas (Grécia), ocorridas em 2004. A despeito do nome, não tinha pintura dourada como o Gol Série Ouro de 2000 (apenas as cores vermelho, preto, prata e verde). As rodas eram as mesmas do sedan, e o motor era 1.6. Detalhe: a versão durou até a linha 2006.

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Evidence: Série de 900 unidades para o sedan apresentada em 2005, com rodas de liga, bancos de couro, airbag duplo e motor 1.6 Total Flex.

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Next: Série apresentada em abril de 2003 que celebrava 50 anos de atividades da Volkswagen no Brasil. Vinha com a então exclusiva cor vermelho Flash, usada depois em todos os carros da marca, menos na Kombi.

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GTI: Hot-hatch-pocket-bomb-take-me-on-a-rocket-ride de cabra ômi que aterrisou no Brasil junto com o Polo reestilizado, foi uma das estrelas do stand da VW no Salão do Automóvel de 2006. Seu visual é daqueles que se tentar modificar, estraga. O Polo GTI tinha a exclusiva carroceria duas portas,  motor 1.8 20v turbo de 150 cavalos e o característico estofamento parecido com kilt de escocês (embora se chamasse Interlagos). Exclusivíssimo, teve apenas 50 unidades importadas pro Brasil ao preço de R$ 99.800. Pra se ter noção, na mesma época um Audi A3 1.8 20v Turbo 180 cv Tiptronic, primo rico do irmão maior Golf equipado com o mesmo motor mais uma turbina com mais treiquilimeide pressão, custava R$ 100.300. Seu aplique preto na dianteira foi altamente copiado pelos donos de Polo Sportline, sendo que alguns chegavam a colocar o logo GTI na traseira, mesmo com a carroceria 4 portas entregando que era fake. Hoje com uns R$ 50 mil e muita sorte você consegue um usado.

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GT: De esportivo não tinha NADA, NADA NADA. A frente copiada do GTI, com bocão pintado e os faróis escurecidos podiam enganar, mas as rodas mal-dimensionadas e o logotipo GT mal colado denunciavam que era apenas um Polo comum, com o motor AP 2.0 de 120 cv do Santana, beberrão e sem grande vantagem no desempenho na comparação com o 1.6. Sem maiores destaques, saiu de linha com a renovação do Polo em 2011.

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BlueMotion: Apresentado em março de 2009, possuía visual de gosto duvidoso, com 8 quilos de "aeroparts" (spoilers, aerofólio e grade superior quase fechada), além de “pneus verdes” que precisavam ser calibrados com 42 libras em estranhas rodas aro 14", ar-condicionado digital, direção eletro-hidráulica e limpadores de para-brisa mais aerodinâmicos. Tudo para diminuir o consumo de 10 a 20%. É oferecido unicamente na cor prata, a despeito do nome "blue" e do apelo "verde".

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E-Flex: Lançado em abril de 2009, só era feito na cor preta e vinha completo, com ar-digital, direção hidráulica, computador de bordo e rodas de liga leve, custando R$ 2.000 a menos que o Sportline na época. Apesar de abandonar o tanquinho de partida a frio, em testes práticos a temperaturas baixas (-4°C) não pegva de jeito nenhum. Na renovação de 2011, o motor da linha incorporou o sistema que aquece o etanol segundos antes da ignição, o que tirou o E-Flex de campo.

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I-Motion: Versão que recebeu o câmbio automancatizado de cinco marchas que dava soluços encorpados a cada mudança. Ainda em 2009 o câmbio foi incorporado no Gou 1.6, no Fox e no CrossFox. Além da alavanca, o comprador ganhava de brinde o volante do Passá CêCê, que hoje só equipa todos os “carros” da Volkswagen, exceto as carroças pré-históricas Gol G4:20 e Kombi.

Donos

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Nem tantos Polo são utilizados para xuning, mas quando sai, a caganeira é forte. Na verdade, algumas de suas peças são reaproveitadas para outros carros, especialmente os faróis (que passam a equipar Fuscas, quando não os para-choques também), volante, quadro de instrumentos (gambiarrados em Golzinhos quadrados) e retrovisores.

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Várias unidades dos Polos mais velhos (2005 pra baixo) já caíram na mão da manolagem, que quer forgar com uma nave melhor que o Golzin, mas que não tem grana pra um Golfão. Alguns portam as crássicas Orbitais, como se uma roda do começo dos anos 1990 ficasse boa em um carro contemporâneo.

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Mesmo entre quem não é manolo e não tem a menor intenção de ostentar, é bastante comum um Polo usado atrair pessoas que não tem grana pra um médio mas gostam de dirigir e não querem saber de carro popular.

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Polo “semdan” portando as rodas do mano top da balada, Passat CC

Já entre os compradores de Polo 0km, encontra-se um perfil semelhante ao do Golf: alienados fanáticos que não querem saber de carros de outras marcas, mesmo que sejam muito mais modernos, por achar que eles jamais serão tão bons quanto um VW.

Ultimamente o Polo vem sendo bastante requisitado por manolos que adotam as últimas tendências do mundo da personalização automotiva de gosto duvidoso, em especial o tal do "euro look", que muitas vezes consiste em colocar faróis amarelos, suspensão socada fazendo o assoalho lamber o chão, rodas roubadas de carros de luxo com cambagem torta e envelopar a carroceria com alguma cor fosca exótica, ou então o maldito "estiquebombe", inclusive no painel e no volante. Gosto é que nem cu (o de alguns é fodido), e esse tipo de manolo faz questão de expressar o seu em suas naves, sem se importar se todos acharão ridículo e se o carro valerá muito menos que um original na hora de vender. Esse é o estilo umsseteum de vida...

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Polo “Eurolook brasileiro”

Cabe ressaltar que alguns manés andam com o carro todo podre, batido, arranhado e sujo pensando que se trata de um autêntico eurolook alemão. Só não é mais feio que Polo sem calota, calhas, insulfilm delaminado, e água dentro dos faróis e lanternas. Fica parecendo carro de ladrão.

Felizmente o Polo também possui diversos proprietários cuidadosos. Há quem exagere, como o moço que não saía com seu carro em dias de chuva. Vai ver ele pensava que a carroceria era feita de açúcar.

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Já o Polo Classic é um carro que não vale nada e ninguém quer, portanto costuma ter o mesmo perfil de dono que Logus, Verona e outras fubicas desse naipe, que são tiozinhos pobres que preferem se endividar financiando um carrinho velho com algum espaço pra família do que andar de ônibus. Sem o menor status de carro raro e colecionável, vai continuar sofrendo na mão da peãozada até desaparecer completamente das ruas, tanto que alguns (como eu) só vão se lembrar agora de ter visto algum Polo Classic em péssimo estado largado por aí.

Existem também os Polo Classic xunados, que ganham prêmios mesmo quando não estão equipados com os itens exigidos por lei, como o carro abaixo, com os piscas arrancados.

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Verdades

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Uma das cores de apresentação à imprensa do Polo 2002 foi um tom de roxo. Ninguém nunca viu, só ouviu falar. Outra tonalidade no mínimo exótica era o Verde Nativo. Hoje um Polo verde vale cerca de 87% a menos que um similar prata no mercado de usados.

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Foto tirada com uma batata recheada com cânhamo

Alguns Polo Classic foram equipados com o motor 1.0 16v do Gou, só que obviamente montado em posição transversal. A VW percebeu a cagada (eram apenas 71 jumentos banguelas) e as unidades com o motor 1.0 ficaram restritas à frota interna da montadora.

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Atualmente, o Polo é o típico modelo que vale muito mais a pena comprar seminovo do que 0km, por ser um bom carro mas já bem defasado. E mesmo com as vendas caindo, a VW não diminui o preço.

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Em 2003 foi construído um Polo Sedan conversível para o desfile do presidente Lula-Unga-Bunga na fábrica de São Bernardo do Campo.

Por ser um compacto “ascendente”, muitos donos aproveitam para instalar diversas partes cromadas, incluindo aí o bocão em V.

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Existe um jeito very easy de diferenciar o Polo 1.6 do 2.0 (na carroceria hatch, 2002 a 2006). O pisca traseiro da versão menos potente era laranja, e o do 2.0, incolor. As exceções são as séries especiais Next e Ouro. Isso na teoria, pois é bastante comum ver Polo 1.6 com as lanternas trocadas. Uns chegam até a colocar as lanternas "Polota" (pós 2006) em seus Polo antigos...

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Mula de Polo testando componentes do novo Volkswagen up!. As calotas de Gou geração 3 são a cereja do bolo estragado

Aqui, o Polo duas-portas foi oficialmente comercializado apenas no GTI, em raríssimas unidades, mas na Zooropa esta configuração é até a mais comum.

Quase ninguém sabe, mas o Polo 2002 foi o primeiro veículo brasileiro sem frisos de borracha no teto, capricho da VW pra mostrar que o Polo tinha uma qualidade de construção acima da média, utilizando solda a laser. Que bom. E o painel felizmente não rachava como no Gol G3, o qual era feito com casca de ovo.

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Apesar da frente do Polo 2002-2006 sugerir dois faróis de cada lado, na verdade era apenas um, onde parte do capô e do para-choque se infiltravam para causar a “ilusão”.

Outra curiosidade sobre os faróis duplos é que, apesar de lembrarem os da Mercedes Classe E, na verdade eles remetem aos do Polo MK2, da década de 80.

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Coisa linda, só que não!

Se você viu um Polo Classic com teto-solar, foi uma rara oportunidade, pois não mais do que trinta unidades saíram de fábrica com o item.

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Nos Polos sem airbags (ou seja, quase todos), havia uma plaquetinha com os dizeres “POLO” na seção de plástico acima do porta-luvas. O Fox também tinha a plaqueta nas versões carentes de bolsas infláveis, mas no lugar das letras havia quatro quadrados em baixo-relevo.

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Esse Polo ficou o cu do capeta…

A versão aventureira de mentirinha do Polo, chamada de Fun (Soho ou Dune na Espanha e no Reino Unido, na ordem) foi apresentada em 2004 no Salão do Automóvel do Anhembi. Depois recebeu o nome de CrossPolo. Ironicamente, esta versão é oferecida somente no exterior, contrariando o gosto brasilino.

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“Tirem as calças, abram as pernas”… A propósito, isso foi colado num Polo Playa, um Seat Ibiza caracterizado como Volkswagen e vendido nas terras do Nelson Mandela

Os retrovisores do Golf 4,666 são os do Polo reestilizado em 2006. Já os dos Polo de 2011 em diante vieram do Gol G5.

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Na Argentina, o Polo Classic continuou em produção e, mais que isso, reestilizado em 2005. Durou até 2008 e fazia sucesso com os taxistas, com uma versão equipada com GNV de fábrica. Falando em GNV, o Polo Sedan ganhou o “kit gás” da VW em 2006, na ocasião do fim de produção do Santana. Obviamente, não deu certo.

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Bela foto do novo Gol… naum, pera

Se você odeia a atual linha de design da Volkswagen, que faz o Gol ser parecido com o Fox, sem muita diferença do Jetta, bem parecido com o Passat, desconte tudo na quinta geração do Polo (2009), que foi quem disseminou o visual sem graça. O Golf VI, de 2008, foi o primeiro a trazer a cara atual da marca, sem a frente em "V", mas ainda lhe restava algum estilo próprio, enquanto o Polo V foi copiado na cara larga pelo Fox em 2009. Já o Gol "G6" terminou o que o Fox começou e roubou a traseira do Polo V.

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A carroceria do Polo Classic dá a impressão de um carro gordinho!

O câmbio do Polo era tão curto e tenso que desde 2002 a Volkswagen já alongou a relação de marchas… cinco vezes.

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Nova modalidade de Polo Aquático

36 comentários:

  1. Boa! Essa dos faróis é verídica. E todo mundo dizia que era do Mercedes! rsrs

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  2. essa dos farois eu não sabia , falando nisso , meu tio tinha um Polo Classic com o tal teto solar , mas ele vendeu , agora tem um Sonic sedan

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  3. olhem para o "polup!" esse polo com componentes de up! teve a frente encurtada, bsta olhar para um polo normal e um polup! q dá pra ver o parachoque encurtado, a distância da roda até a ponta do parachoque.
    bizarro dimais!

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    1. claro né cara, é apenas um Up! com farois de polo, por isso é menor, e é só um teste!

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    2. naum é um up! olhe bem para as portas e tem janela vigia atrás da porta traseira. é um polo com a bizarra frente encurtada

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  4. Aqui vai mais uma verdade sobre ele:
    "Ô carrinho sem graça nenhuma"
    Bruno F. sobre VW Polo.

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    1. Voce ja teve um? pra ta falando assim.O carro e massa tenho um 2008 completao 1.6 anda com força e e economico, e nao quebra, voce quer mais o que num carro desse?

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    2. é um troxa ki anda di fusca e 147 no maximo um golzinhu geraçao 2
      cabação

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  5. Finalmente Voltaram a postar no blog... Q legal zello add a sala Android experts e o Leeo Android e niqui51 Obg

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  6. Dou nota déiz oru cara qui consigui fazê verdádis sobri u polo pq o mk4 2008 sedan comfortile eh perfeito! vi 2 polos hatch 1.6 2004 com lanternas de pisca incolor (trocadas)...

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  7. Meu pai teve um 1.6 com as lanternas trocadas... Com piscas brancos eram BEM mais bonitas. Eu adorava o carro, pena q parou no tempo e continue tão caro...

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  8. Pior que o Polo Sportline amarelo não é lenda, vi um na cidade de Parnaíba (PI)... VISH

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    1. Ai vai um lembrete a biba que postou este monte de bobageiras, sou dono de um comercio e tenho na minha garagem um, digamos, tiozinho verona que vc acabou de alacaiar, você com certeza é uma biba complexada, mas agora vamos falar sobre o que a biba não sabe é que o carro que por ventura vc tem é uma salda de frutas tanto quanto qualquer outro nacional que vc possa comprar, por acaso vc tem um caro de marca exclusiva, tipo uma porch da marca audi vw, ou um legitimo inglês produzido sobre encomenda,ou uma porcaria de uma ferrarizinha na tua garagem ou então um mias baratinho tipo lamborga da vida o quem sabe só pra variar uma bostinha mais baratinha mas não menos exclusiva,quero dizer para chinelo iguais a vc que não pode comprar uma BMW top de linha!vc tem 900.ooo,00R$ para pagar por um caro exclusivo? estes sim não são saladas de frutas! sabia vc boas peças do carrinho em questão sairão dos tiozinhos, é meu caro ou melhor minha cara biba complexada vcs andam encima de verdadeiras sucatas ambulantes pagam impostos caricimos por isso e ainda se acham! já eu vou aos mesmos lugares que o teu super "caro" te leva com o mesmo conforto tipo ar direção hidráulica retrovisores elétrico porta malas elétrico vidros elétricos rodas esportivas muitfuros pneus "0" bala de ótima marca, e se vc quiser te mando nota fiscal de tudo, para não sair criticando todo mundo! e tem todos os opcionais de um "caro" de luxo e uma grande vantagem eu não pago ipva! e sem contar que eu não tô nem ai para o consumo só o motor do meu tiozinho vale a metade de um polo, conta com um montão de parafernalha modernas só para atingir alguns metrinhos a mais que alguns babacas igual a vc pensam que todo mundo que anda de carro antigo é chinelo. Eu conheço um monte de gente cheia e abusada igual a vc que para com um"baita de um carrão em borracharia só para botar um pneuziho mas baratinho tipo frisado que pensa igual a vc, mas com certeza vc deve ter uma conta bancaria extraordinária ou talvez deva ser um emergente com medo de voltar ao reduto, caso contrario biba louca ^você é tão chinelo quanto qualquer um! viu e ouviu bichinha complexada.

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  9. tenho um polo hatch e 2005 e o carro e perfeito nao passa nem perto de ser parecido com o gol ele e muito mais carro super economico e comfortavel estou trocando e vou pegar outro polo so que agora 2011 quem critica e por que numca andou num polo

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  10. Nossa motor AP 2.0 pego pesado!?? Mete o pau mas nao sabe do que ta falando, talvez nunca tenha ouvido falar em EA-113.

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  11. quem fez essa pesquisa tem um trauma do polo classic ... talvez o cara que pegou sua mulher devia ter um polo....

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  12. maus caros amigos ,sou portugues ,e tenho um polo classic e estou mt satisfeito por ser um carro que na minha opiniao ate e giro,e mt parecido com os seat cordoba mas sao pequenos detalhes que o tornam mt diferente ,ja para nao falar que o meu esta equipado com air bag,farois de nevoeiro a frente,espelhor retrovisores eletricos e direcçao asistida,dada a data de lançamento do meu carro ter sido em 1997

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  13. nossa, o classic é bem mais bonito que o moderno, o painel não é de plástico barato igual o sedan e o hatch, tanto as portas quanto o painel possuem uma capa de couro, e o AP 1.8 MI é um foguete (e tem 100cv, e não 97, o meu pelo menos tá com 100cv nos documentos kkk)
    e pra quem curte (e pode pagar) um tuning, o classic é o que tem mais futuro nisso, como dá pra ver nas fotos.

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  14. O polo deve ser um carro bom, gostei do comentário que brasileiro gosta de novidade e quebra a cara. Infelizmente as montadoras são obrigadas a lançar veículos rapidamente, mas não estabilizam seus processos produtivos ocasionando falhas diversas em veículos novos. O Polo é um veículo muito caro, mas possui uma boa estrutura e é econômico com um motor de alto torque. A idade e a falta de novidades tornam o seguro deste veículo barato e as possibilidades de falhas diminuem muito devido aos anos de produção, como é o caso do Golf, Classic, Uno que são veículos elogiados pelos donos por não possuírem defeitos ou serem robustos.

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  15. sou mulher e após ficar 2 anos com um Palio 2008 pé de black resolvi pegar um polo Hatch serie ouro 2004, o carro esta comigo a 3 anos esta com 120 mil peguei ele com 60 mil, e honestamente, já fui atras de outro carro para troca-lo, mas não tive coragem, andei no HB20, no FOX e ate em uma Strada cabine dupla avaliada em 45 mil, não vi nestes carros nada que me agradasse igual ao meu polo 2004, pois decidi não troca-lo,o carro esta impecável embora esteja com 120 mil km rodado, renovei o seguro que é alto mas troca-lo não tão cedo este carro é maravilhoso detalhe nunca fiz manutenção apenas troco o oleo e filtros, ate o estepe é original de fabrica...Amo demais este carro e se fosse para troca-lo, seria capaz de adquirir um segundo carro mas não me desfaço do meu!!! já me ofereceram mais do que vale mas eu não aceitei pela conservação as pessoas não acreditam que trata se de um carro 2004, ficam surpresas quando digo é 2004. Se vc nunca teve um polo não pode fazer um relato tão maldoso e sem fundamento, como o amigo disse vc deve ter tido um problema muito serio com o polo, talvez isso seja caso de terapia...sinto um rancor nas suas palavras uma magoa!!! Quem tiver polo corre risco em deixar na rua se vc estiver por perto derepente vc pode ter uma furia e quebrar o carro inteiro, sinto que vc tem problemas psíquicos em relação a este carro

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  16. Não aguenta golf?? como não?? A mecânica é a mesma... o motor é simplesmente idêntico.. provavelmente não tem ou nunca teve um veículo digno de respeito como o VW POLO e sai falando as piores asneiras..

    Quanto a personalização EURO LOOK, cada um tem um gosto, que deve ser respeitado acima de tudo

    da-lhe POLO Oo__w__oO

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  17. eu tenho um kadett e estou na duvida entre o astra 2002 ou o polo 2004 estou pensando em qual eu troco

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  18. O cara compara o Polo Sedan com City, Cerato, Sonic, Fiesta Sedan...
    Tá mal informado, hein filhote? Os preços dos carros que você citou chegam a custar até R$20.000,00 a mais do que um Polo com as configurações máximas em ambos os carros.
    Publica uma matéria sobre seu carro ou uma Ferrari que talvez você consiga não falar tão mal e fazer comparativos indevidos. Abraços.

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  19. É um babaca mesmo que não entende de carro, é pé rapado que anda de Golzinho mil e fala tudo errado.

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  20. Sou pobre e tenho um Polo Classic AP 1.8 Ano 99 100 cavalos meu fi! Mas quando to na estrada, passo todo mundo, faço todas as curvas bem e em alta felicidade! Chego no destino inteiro sem dores na lombar e antes dos outros. E esse cara aí que anda de Uno seco sem acessório, só de 80 km/h e chega no destino todo duro kkkkk....grandes meu fi!!

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  21. Eu tenho um polo 02/03 2.0 e não troco por nada.
    Só não sei pq ele não tem vidro elétrico. :(

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  22. Gosto é como cu... Cada um tem o seu, mas falar mal de um POLO, independente do seu ano/modelo, ai é foda!!!
    Tenho um Polo 99 completo. Todos que andam nele, gostam muito! Até meu amigo que tem um New Civic, gostou do carro!
    Minha esposa que de vez em quando, me pergunta se irei vender, para ter um mais novo.
    De um modo geral, o que o Polo Classic oferece para o ano, ele supera todas as expectativas muito bom mesmo!
    Dizem que o Polo é o Golf de pobre, sendo assim o Golf é o Audi de pobre metido (Zé Ruela)! kkk...

    Possuo uma moto para trajetos curtos, uma Range 2006 completa, mas o mais gostosos de curtir, é meu Polo MI 1.8 Classic!!! Que chega a 190 Km/H em pouco tempo com motor original de fábrica e o seu bichinha? Teve que mexer para realizar tal feito? Ou andas de G.O.L.F (grande ônibus lotado fedorento)?!?!?! kkk...

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  23. To achando que esse cara perdeu a mina dele pra um cara que anda num VW Polo.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  24. Como diria Timétio Pinto: "aí, tipu phoda sô eu, poçu iscolê si pegu a merçedis ou a vouvo e aindia cum mautoristia, é só dá sinar no ponto i tá tudio certio, na boua, valeu".

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  25. tenho o meu 97, já recusei V-A-R-I-A-S propositas de trocas, até por carro bem mais novo, nas viagem sempre ando a frente de todos, chego ao meu destino sem precisar de paradas para esfriar, e o consumo ??? háááá´1.8AP. pode apostar gasto bem menos que muitos por ai que não consegue me alcançar.

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  26. O cara fala mal do POLO porque deve ser um filhinho de papai que ganha tudo na mão, eu tenho um POLO 2007 sportline acho um carro bom e confortavel alem de economico, nunca precisei fazer uma manutençao e ando com ele todo dia, agora vem me falar que Sonic e essas bostas sao bem melhores dai da pra ver que voce nao entende porra nenhuma, se o Brasil fosse um pais descente todo mundo estaria andando pelo menos com uma BMW 320i, no Brasil todos carros populares são um lixo isso se deve a bosta de salario dos brasileiros que nem sequer tem condiçoes de comprar um carro descente.

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  27. Carro só dá discussão, esse é bom, aquele não presta. Enquanto todo mundo fica discutindo eu tiro onda com meu helicóptero que meu pai me deu. Meu helicóptero nunca dá problema, é só recarregar a bateria dele e trocar a bateria do controle remoto de vez em quando.

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  28. A mecânica do Polo pode ser boa, mas o design é sem graça e tem carros de outras marcas que também têm mecânica boa.

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  29. SOU INSTRUTOR DE PILOTAGEM VEICULAR, DA PMDF, TEMOS 7 POLOS 2005 2.0 COMPLETO, COM O KM VÁRIA ENTRE 390 MIL A 420 MIL, DETALHE OS MOTORES NUNCA FORAM ABERTOS, SÃO VEÍCULOS QUE PASSAM EM MÉDIA 8 HORAS DE TREINO NO AUTÓDROMO DE BRASÍLIA E A ÚNICA MANUTENÇÃO QUE DAMOS NELES, É ÓLEO E PNEUS, TREINAMOS MANOBRAS EVASIVAS 180 DE FRENTE E RÉ E ALTA VELOCIDADE, FRENAGENS BRUSCAS. NA REAL PENSEI QUE OS MOTORES IRIAM FUNDIR E A SUSPENSÃO QUEBRAR. MAIS VEJO QUE OS BENDITOS POLOS NÃO QUEBRAM MESMO. E DETALHE ESSE CARROS PASSARAM 5 ANOS NO POLICIAMENTO DE RUA. BUSQUEI ELES, NOS BATALHÕES LARGADOS A 1 ANO, SÓ TROQUEI O ÓLEO, PASTILHAS E COLOQUEI GASOLINA, NUNCA FIZERAM MANUTENÇÃO. É PRA QUEM NÃO SABE A MECÂNICA DELE É A MESMA DO GOLF E BORA.

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  30. O Apolônio tem um apolo 90 da autolatrina e falou q quando puder ainda vai ter um polo desses, mas só daqui a uns quinze anos por aí.

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